A presente gestão da Diretoria da Associação Brasileira de Análise do Comportamento (ACBr) teve início no ano de 2025, com mandato previsto para dois anos, conforme estabelecido no Estatuto da associação, permitindo-se uma reeleição consecutiva caso haja interesse e aprovação.

A Diretoria é composta por membros eleitos para cargos essenciais, incluindo Presidente, Vice-Presidente, Secretário Geral, Secretário Científico e Tesoureiro, que atuam em conjunto para assegurar o funcionamento administrativo, técnico e financeiro da ACBr.

Presidente 

Dr. Pedro Bordini Faleiros

 

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Doutor em Psicologia Experimental pela USP/São Paulo (2009). Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep. Pesquisador Visitante, no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos e Instituto Lahmiei-Autismo, no período de dezembro/2017 à dezembro/2019, com vigência renovada para o período de Janeiro de 2020 à Dezembro de 2021. Coordenador Pedagógico e Docente do curso de Especialização em ABA: Análise do Comportamento Aplicada ao autismo atrasos de desenvolvimento intelectual e de linguagem – UFSCar. Avaliador ad hoc para Autorização e de Cursos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP/MEC. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: análise experimental do comportamento, interações sociais, cooperação, Dilema do Prisioneiro e Práticas Culturais.

Vice-Presidente 

Dr. Marcos Garcia

 

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1996), especialista em Terapia Analítico Comportamental pela Universidade Estadual de Londrina (1998), mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutor pelo programa de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP). Coordenador e docente do curso de Psicologia da PUCPR e Sócio Proprietário do IPAC – Instituto de Psicologia e Análise do Comportamento. Pesquisador do Comportamento Verbal. Tem experiência na área de Psicologia clínica, docência e em pesquisas com ênfase em Comportamento verbal e Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do comportamento, comportamento verbal e relação terapêutica.

Secretária Geral 

M.a. Daniela Rocha Jurado

É doutoranda em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo, sob a supervisão da Professora Dra. Martha Hübner. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Javeriana de Bogotá (2017) e mestrado em Psicologia Clínica com ênfase em Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Javeriana de Bogotá (2024). Investiga o desconto temporal e sua relação com algumas formas verbais no Laboratório de Operantes Verbais (LEOV). Concluiu o mestrado em Psicologia Clínica, com ênfase em Análise do Comportamento, na Pontifícia Universidade Javeriana, Bogotá (2020), onde investigou a formação do comportamento verbal em sessão. Também tem investigado a transferência de funções entre estímulos visuais e táteis em alfabeto Braille, e os efeitos de priming sobre o desconto social.

Secretário Científico

Dr. João Lucas Bernardy

 

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2014), mestrado em Psicologia com ênfase em Análise e Evolução do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2017) e doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (2023). Foi short-term visiting scholar na Utah State University e, atualmente, é pós-doutorando no Laboratório de Análise Experimental do Comportamento do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.