Formação Continuada

Prata da casa

Esta atividade é uma palestra que divulga à nossa comunidade trabalhos científicos de colegas selecionados pela ACBr por sua excelência e adequação à nossa missão.

É uma importante atividade para valorizar  o esforço e a qualidade nossos jovens cientistas e para proporcionar ao participante um visão do que está acontecendo nos avanços mais recentes da nossa ciência.

É uma atividade gratuita e exclusiva para os nossos sócios em qualquer das categorias. Se você ainda não é sócio e deseja participar de edições futuras do Prata da Casa, associe-se clicando aqui!

Na próxima edição teremos Amilcar Rodrigues Fonseca Júnior, que falará ao vivo em nosso canal do YouTube sobre o reforçamento negativo da variabilidade comportamental.

Confira o resumo completo da primeira edição do Prata da Casa: 

Analistas do comportamento têm investigado contingências sob as quais é possível instalar e manter comportamentos variáveis. Para tanto, tem elegido, predominantemente, contingências de reforçamento positivo. São escassos, portanto, estudos que se dispuseram a investigar o efeito de contingências aversivas sobre o variar. Levando isso em conta, a presente palestra terá como objetivos (1) caracterizar a produção sobre controle aversivo da variabilidade comportamental e (2) apresentar uma pesquisa que teve como intuito investigar se padrões variáveis de comportamento podem ser instalados e mantidos por contingências de esquiva. Serão discutidas as implicações dessa pesquisa para o entendimento da variabilidade operante.

Confira também um pouco mais sobre o nosso convidado: 

Amilcar Rodrigues Fonseca Júnior é Doutorando e Mestre (2015) em Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, onde é membro do Laboratório de Análise Biocomportamental (LABC). Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Padre Anchieta (2011). Professor do curso de Psicologia dessa mesma instituição desde agosto de 2014 e do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo desde agosto de 2017. Possui experiência em Análise Experimental do Comportamento. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre variabilidade comportamental e reforçamento negativo, com ênfase em procedimentos de esquiva. É membro do Grupo de Pesquisa de Controle Aversivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde dezembro de 2014.