Formação Continuada

Prata da casa

Esta atividade é uma palestra que divulga à nossa comunidade trabalhos científicos de colegas selecionados pela ACBr por sua excelência e adequação à nossa missão.

É uma importante atividade para valorizar  o esforço e a qualidade nossos jovens cientistas e para proporcionar ao participante um visão do que está acontecendo nos avanços mais recentes da nossa ciência.

É uma atividade gratuita e exclusiva para os nossos sócios em qualquer das categorias. Se você ainda não é sócio e deseja participar de edições futuras do Prata da Casa, associe-se clicando aqui!

Na próxima edição teremos Amilcar Rodrigues Fonseca Júnior, que falará ao vivo em nosso canal do YouTube sobre o reforçamento negativo da variabilidade comportamental.

Confira o resumo completo da primeira edição do Prata da Casa: 

Analistas do comportamento têm investigado contingências sob as quais é possível instalar e manter comportamentos variáveis. Para tanto, tem elegido, predominantemente, contingências de reforçamento positivo. São escassos, portanto, estudos que se dispuseram a investigar o efeito de contingências aversivas sobre o variar. Levando isso em conta, a presente palestra terá como objetivos (1) caracterizar a produção sobre controle aversivo da variabilidade comportamental e (2) apresentar uma pesquisa que teve como intuito investigar se padrões variáveis de comportamento podem ser instalados e mantidos por contingências de esquiva. Serão discutidas as implicações dessa pesquisa para o entendimento da variabilidade operante.

Confira também um pouco mais sobre o nosso convidado: 

Amilcar Rodrigues Fonseca Júnior é Doutorando e Mestre (2015) em Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, onde é membro do Laboratório de Análise Biocomportamental (LABC). Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Padre Anchieta (2011). Professor do curso de Psicologia dessa mesma instituição desde agosto de 2014 e do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo desde agosto de 2017. Possui experiência em Análise Experimental do Comportamento. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre variabilidade comportamental e reforçamento negativo, com ênfase em procedimentos de esquiva. É membro do Grupo de Pesquisa de Controle Aversivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde dezembro de 2014. 

ACBr
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.