Conheça a ACBr

Apresentação

A Análise do Comportamento é um campo de conhecimento rigorosamente científico para o estudo e a compreensão das ações humanas na sua interação com o mundo, produzindo um conhecimento confiável e eficaz para orientar estas ações no sentido do bem-estar humano e do planeta.

A missão da ACBr é preservar, desenvolver e disseminar esta matriz cultural, contribuindo para o bem estar das pessoas e da sociedade através do desenvolvimento e disseminação da ciência da Análise do Comportamento, apoiando ativamente a sua pesquisa, formação e prática.

Para cumprir essa missão, a ACBr acolhe e congrega estudiosos e profissionais, independentemente da sua formação ou profissão, interessados em estudar/conhecer o mundo sob a ótica desta ciência natural e em participar do seu desenvolvimento.

Cientistas

O compromisso da ACBr no apoio ativo à pesquisa básica e aplicada é central ao seu plano estratégico e missão. Para esse fim, defenderá e apoiará os esforços de pesquisa na área, disseminará por todos os meios ao seu dispor o exercício e os resultados das pesquisas básicas e aplicadas no âmbito da sua comunidade e na sociedade interessada maior, participando das oportunidades de divulgação e participação em entidades, eventos e organizações científicas nacionais e internacionais.

Educação/Formação

A ACBr está comprometida com a formação e treinamento das novas gerações de analistas do comportamento. Seu objetivo estratégico e missão para a educação é desenvolver, melhorar e disseminar as melhores práticas de recrutamento, treinamento e desenvolvimento profissional dos analistas do comportamento. Para esse fim, dentre outras ações, manterá contato com os programas de graduação e pós-graduação fundamentados na Ciência do Comportamento, divulgando on-line oportunidades de treinamento e disponibilizando um banco de ementas e programas típicos de cursos na área para uso dos professores.

Praticantes/Profissionais

A Prática Por Evidências (PPE) é o núcleo da ação profissional da Análise do Comportamento. A ACBr oferecerá informações para educação continuada dos seus afiliados, incluído, sempre que disponíveis, recursos educativos on-line noseu site. Está comprometida em oferecer aos profissionais afiliados ajuda no acesso e interpretação dos mais recentes resultados da pesquisa para informar o seu trabalho cotidiano.

Estudantes

Os estudantes são parte essencial da ação da ACBr. De fato, por ser o futuro da nossa área, é o grupo crucial para nossa atenção. Os estudantes participam ativamente da ACBr através do Representante Estudantil, membro pleno do Conselho Deliberativo e, por sua vez, a ACBr oferecerá à esta categoria de associados todas as oportunidades possíveis de envolvimento na ACBr, bem como oportunidades para sua melhor formação e desenvolvimento profissional na Análise do Comportamento.

Comunidade

A ACBr tem como foco participar ativamente na sociedade, oferecendo à comunidade informação científicas e recursos técnicos que possam contribuir para a solução dos problemas correntes que ela enfrenta.Professores/as e pais afiliados encontrarão aqui recursos, sugestões e orientações fundamentados na Ciência do Comportamento para problemas recorrentes na vida escolar (educação/aprendizagem), manejo dos problemas comuns enfrentados na criação de filhos, informações e recursos técnicos rigorosamente fundamentados em evidências de pesquisas científicas para o tratamento e educação de pessoas com desenvolvimento atípico e necessidades especiais.

Pessoas interessadas nos esportes, na administração de empresas e de gestão de pessoas, nas relações amorosas e conjugais, na aquisição de habilidades de autocontrole e autodisciplina, na sustentabilidade, dentro outros temas de interesse humano e social, encontrarão aqui indicações e informações que podem ajudá-los a encontrar soluções cientificamente comprovadas para seus interesses.

O leigo, simplesmente interessado em ampliar o seu conhecimento da Ciência do Comportamento/ Análise do Comportamento e das contribuições que ela pode oferecer à sociedade, encontrará inúmeras oportunidades para se informar das concepções, métodos e resultados desta inovadora área do conhecimento diretamente, através de indicações e orientações dos seus pesquisadores, estudiosos e praticantes mais qualificados.