Caro sócio(a),
É bem possível que você tenha notado um arrefecimento nas comunicações da nossa associação nos últimos tempos. Na verdade, espero que tenham notado. Sinal que nos acompanham!
Tivemos tempos difíceis. Um acúmulo de pequenos problemas levou os colegas que dirigem a ACBr a fazer uma parada para repensarmos alguns pontos importantes para o melhor funcionamento da nossa associação.
Dentre eles, o principal foi o sistema de eleições dos nossos dirigentes que, embora seja um sistema inovador na avaliação de muitos de nós, na prática apresentou grandes dificuldades. Manter eleições anuais simplesmente se provou uma quase impossibilidade para uma associação por si mesma inovadora, por ser uma associação praticamente online.
Em função dessas dificuldades, vivemos um impasse nos últimos meses: o mandato do Presidente em Exercício venceu e o Presidente-Eleito, por motivos pessoais inadiáveis, não poderia assumir o trabalho. Todo o processo deveria então, ser conduzido novamente com a vacância legal do Presidente. Tivemos situações quase iguais anteriormente, resolvidas pela prontidão de servir de alguns colegas. Mas, acreditamos, a experiência foi feita e precisamos encontrar uma maneira de eliminar esta fragilidade.
Neste contexto, o Conselho Deliberativo nomeou-me Presidente Pró-tempore com a missão de oferecer à apreciação da Assembleia Geral uma proposta de Estatuto que resolva esta problemática.
Aceitei a incumbência por estar convencido mais do que nunca da importância de mantermos em nossa comunidade a oferta constante de práticas verbais controladas por dados e descritas ou interpretadas exclusivamente com as categorias de análise da nossa ciência, a Análise do Comportamento. A qualificação de “hard core”, nosso sonho, caberia aqui e é uma qualificação que nos motiva.
Acreditamos que uma associação de analistas do comportamento voltada para a pesquisa básica e translacional e para aplicações fundamentadas em dados empíricos é uma necessidade para os nosso futuro, para os jovens interessados e iniciantes na nossa ciência. Sem pesquisa básica, a área aplicada está condenada a se repetir e sem fundamentação empírica sólida, nós, analistas do comportamento, seremos simplesmente mais um grupo a oferecer plausibilidades no lugar de demonstrações, retórica no lugar de uma ciência naturalística, na qual a discussão intelectual se apoia necessariamente na verificação empírica.
Isto dito, convido a todos a se aproximarem com renovado entusiasmo da ACBr. No nosso novo site www.analisedocomportamento.org.br já está o calendário das atividades de Formação Continuada para os próximos doze meses. Este programa, além de permitir o acesso a esta comunidade verbal para qualquer interessado em qualquer ponto do país ou do planeta, pois se dá inteiramente online, divulga também os trabalhos dos colegas que compartilham da nossa missão. Lá pode ser encontrada também a descrição dos eventos que compõem este programa. A primeira palestra deste programa já tem data. Será às 17h 30min do dia 22 deste mês de outubro e terá a participação do co-autor do PECS, Dr. Andy Bondy. Por meio deste link, inscrição na palestra, você poderá fazer a sua inscrição: Como o número de vagas é limitado, acolheremos as inscrições até o limite do nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Por certo, com a colaboração dos colegas que juntos com o ConDel aceitaram fazer este trânsito, nossa participação no dia-a-dia da nossa ciência estará presente e ativa através das mídias sociais disponíveis.
Mantenha-se, portanto, conectado na nossa Fan-Page no FaceBook (fb.com/acbronline) , siga sua associação no Instagram (instagram.com/acbronline) e no Tweeter (twitter.com/acbronline). Sua colaboração científica individual nesta produção será muito bem-vinda.
Brevemente, você receberá um e-mail no endereço que foi fornecido quando da sua associação. Pedimos que você visite o nosso site e, no momento indicado, confirme seu endereço bem como que divulgue para colegas que eventualmente mudaram seus e-mails neste período que atualizem os seus dados no nosso site.
Não somos muitos, colega. Assim, a participação de cada um de nós nesta missão é crucial. Permaneçamos juntos!
Cordialmente,
Roosevelt R. Starling
Presidente Pró-tempore da ACBr