Nota de Apoio às Manifestações de Defesa à Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Recentemente, a Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis ou ABA) tem sido alvo de equívocos conceituais e aplicados por meio de decisões de agências governamentais e jurídicas (veja mais detalhes ao final desse documento).
A Associação Brasileira de Análise do Comportamento – ACBr tem o dever de divulgar e defender a ciência da Análise do Comportamento, da qual a ABA faz parte. Essa associação constantemente se depara com a ABA sendo divulgada erroneamente por instituições, agências e profissionais que nitidamente desconhecem seus princípios e evidências no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Muitas críticas e inverdades são ditas e percebe-se outros interesses que não exclusivamente a qualidade de vida das pessoas e familiares em tratamento e o avanço da Ciência do Comportamento.
A ACBr não está alheia a tudo que está acontecendo! A discussão sobre parâmetros de acompanhamento de egressos de programas de formação Analítico Comportamental é necessária e urgente, pois quem provavelmente será prejudicado, com tudo isto, são as crianças, adolescentes e adultos e suas famílias que necessitam de um tratamento especializado. A ACBr está se organizando para trazer ações que consideramos relevantes e que vem ao encontro de nossos valores de informar e formar pessoas sobre a Análise do Comportamento. Recentemente, a ACBr e um grupo de Analistas do Comportamento no Brasil manifestaram-se em defesa da Ciência e da qualidade dos serviços voltados ao tratamento de pessoas com TEA.
Carta aberta em referência aos seguintes documentos:
1. Manifestação técnica NatJus e indeferimento tutela; [1. Manifestação técnica NatJus e indeferimento tutela]
Indeferimento do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo contestando evidências da ABA no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Para acessar os autos processuais, acesse o site https://esaj.tjsp.jus.br/esaj, informe o processo 1005107-20.2020.8.26.0224 e o código 5B9F771.
2. Contestação NAT-JUS; [2. Contestação NAT-JUS]
Contestação da nota técnica da Coordenadoria de Assistência à Saúde do Tribunal de justiça do estado de São Paulo.
3. ANS Autismo-profissionais Operadora de Saúde; [3. ANS autismo- profissionais operadora de saúde]
Carta que desqualifica evidências científicas da ABA.
4. Carta aberta ANS; [4. Carta aberta ANS]
Contestação de um grupo de Analistas do Comportamento no Brasil à nota da ANS.
Atenciosamente, ACBr
secretaria@analisedocomportamento.org.br
presidencia@analisedocomportamento.org.br