Em 2020, foi instituída no Brasil a campanha Maio Laranja, uma iniciativa em defesa das crianças e adolescentes contra a violência sexual. O tema complexo tem como marco o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil – 18 de maio.

A data foi escolhida para a mobilização em decorrência de um crime bárbaro ocorrido em Vitória/ES, em 1973, onde uma criança de 8 anos de idade foi barbaramente violentada sexualmente e morta, tendo todos os seus direitos humanos violados.

 

Indicação de artigo

Na busca por contribuir para a garantia dos direitos e a humanidade das pessoas que passam por esta violência a Análise do Comportamento tem produzido pesquisas voltadas a temática. Um exemplo é o  o artigo Técnicas de entrevista em casos de abuso sexual infantojuvenil: uma revisão sistemática, de Vivian Senegalia Morete, Alex Eduardo Gallo e Giovana Veloso Munhoz da Rocha.

O trabalho apresenta uma revisão sistemática da produção científica empírica sobre técnicas de entrevista para investigação de abuso sexual infantojuvenil. Foram feitas buscas sobre o tema em sete bases de dados eletrônicas e recuperados 54 títulos entre artigos, teses e dissertações. Esse estudo indica como resultado a existência de um contínuo de risco, em que as questões abertas são as que menos geraram contradições e mais favoreceram a descrição da suposta situação abusiva e as questões múltipla-escolha e sugestivas as que menos contribuíram com a fidedignidade dos relatos. Discutiu-se sobre o uso de protocolos de entrevistas, de entrevistas não estruturadas, de recursos adicionais às entrevistas, do estabelecimento de rapport e outros. Ao final foram delineadas direções para investigação científica.