A Análise do Comportamento está em luto pela perda incomensurável de Murray Sidman, que faleceu aos 96 anos, no dia 18 de maio do presente ano (2019). Suas contribuições à área são hercúleas: o livro “Táticas de Pesquisa científica” revela a sua elegância como pesquisador, o método experimental, claramente apresentado. A obra “Coerção e suas implicações sociais” apresenta, de modo didático, 30 anos de pesquisa experimental em controle aversivo, em que Sidman inovou com o procedimento de ” esquiva não sinalizada”- um marco
nessa área de pesquisa. No início dos anos 80 propôs o paradigma de relações de equivalência, gerando um “boom” de pesquisas por mais de uma década.

Finalmente, seu texto ” What’s in Behavior Analysis for us”, publicado no Journal of the Experimental Analysis of Behavior (JEAB), nos mostra sua preocupação com aspectos emocionais, revelando sua sensibilidade e empatia com seus participantes de pesquisa e sua alegria quando eles conseguiam aprender! Morre um pilar de sustentação de nossa área. Seu legado continuará a embasar nossa sólida ciência: a ciência do comportamento!

Martha Hübner