Diretoria Executiva
-
Diretoria
-
Marcos R. Garcia | Presidente
Marcos Roberto Garcia: Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1996), especialista em Terapia Analítico Comportamental pela Universidade Estadual de Londrina (1998), mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutor pelo programa de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP). Coordenador e docente do curso de Psicologia da PUCPR e Sócio Proprietário do IPAC – Instituto de Psicologia e Análise do Comportamento. Pesquisador do Comportamento Verbal. Tem experiência na área de Psicologia clínica, docência e em pesquisas com ênfase em Comportamento verbal e Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do comportamento, comportamento verbal e relação terapêutica.
-
Silvia Murari | Vice-Presidente
Silvia Cristiane Murari: Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1994) e mestrado (2004) e doutorado (2014) em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina e docente colaboradora do Programa de Pós Graduação em Análise do Comportamento PPGAC da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência em pesquisa e extensão na área de Psicologia, sobre os temas de interesse na carreira: Desenvolvimento humano e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
-
Heiny Diesel | Tesoureiro
Heiny Harold Diesel: Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Filadélfia (2014). Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (2018). Psicólogo clínico e sócio proprietário do Instituto de Psicologia e Análise do Comportamento - IPAC. Responsável técnico pelo IPAC - Programa de Estudo. Atualmente professor de Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada pela PUCPR, orientador de trabalho de conclusão de curso do Lahmiei UFSCar, aplicador e supervisor de atendimentos em transtornos globais do desenvolvimento por meio da Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
-
Karina Casasola | Secretária Geral
Karina Casasola Cinel: Graduada em Psicologia, pós-graduada (especialização) em Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis ou ABA) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2018) e mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2017), na área de Psicologia Experimental. Tem experiência nas áreas de pesquisa experimental, ABA voltada a pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e na área de docência. Atualmente é docente do Centro Universitário Filadélfia (UniFil) e supervisora de intervenções fundamentadas em ABA, ministra cursos e aulas de pós graduação sobre ABA ao TEA e tem interesse nos temas: ensino e generalização de comportamento intraverbal e correspondência entre dizer e fazer, ambos aplicados ao TEA.
-
Pedro Bordini Faleiros | Secretário Científico
Pedro Bordini Faleiros: Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Doutor em Psicologia Experimental pela USP/São Paulo (2009). Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep. Pesquisador Visitante, no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos e Instituto Lahmiei-Autismo, no período de dezembro/2017 à dezembro/2019, com vigência renovada para o período de Janeiro de 2020 à Dezembro de 2021. Coordenador Pedagógico e Docente do curso de Especialização em ABA: Análise do Comportamento Aplicada ao autismo atrasos de desenvolvimento intelectual e de linguagem - UFSCar. Avaliador ad hoc para Autorização e de Cursos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP/MEC. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: análise experimental do comportamento, interações sociais, cooperação, Dilema do Prisioneiro e Práticas Culturais.
-