Aconteceu no dia 06 de Setembro o I Simpósio de Análise Experimental do Comportamento, uma realização da ACBr em parceria com a Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, a ABPMC. A programação de um dia contou com a participação de pesquisadores renomados e estudantes de graduação e pós-graduação.

Em consonância com a missão de nossa associação,  não só priorizamos a apresentação de pesquisa empírica de ponta, mas mantivemos a inscrição para o evento gratuita. Contamos com a participação de aproximadamente 90 inscritos, que não só assistiram, mas puderam discutir os trabalhos apresentados com pesquisadores que são lídimos representantes em suas áreas.

Desde sua fundação a ACBr tem investido em formação continuada, pois entende que facilitar o acesso à pesquisa básica e translacional de qualidade é fundamental.

O I SAEC foi dividido em dois momentos. Primeiramente foram discutidas pesquisas apresentadas por pesquisadores convidados, em sua grande maioria sócios plenos da ACBr. Houve abrangência e profundidade quanto aos temas abordados, que vão desde escolha e variabilidade até pesquisa básica sobre seleção por consequências em nível cultural.

Em um segundo momento foram apresentados painéis, inscritos por estudantes e pesquisadores através de nossa plataforma online. Os apresentadores de painéis tiveram tempo de apresentar e discutir seus trabalhos com outros analistas do comportamento. 

A realização de um evento presencial é novidade para a ACBr, que orgulha-se de ser uma associação quase que inteiramente on-line. Apesar disso, participantes e equipe organizadora avaliaram muito bem o SAEC, e esperamos que esse simpósio tenha sido o primeiro de outros.